Notícias

Há diversos pontos que podem definir se uma localidade é boa para morar ou não. Neste texto, vamos listar os melhores bairros de Salvador.

Escolher o bairro ideal para morar não é nada fácil. Isso porque há vários pontos que precisam ser avaliados, como segurança, vizinhança, facilidade de transporte e estrutura, entre outros.

Antes de procurar pelo bairro ideal, recomenda-se que você trace seu perfil e expectativas de local para morar. Fazer uma lista daquilo que se deseja evita que você acabe se mudando para um local errado, que não atenda às suas necessidades.

Para acertar e não se arrepender da decisão, confira 5 pontos que devem ser considerados na hora de escolher um bairro para morar:

 

1.           Bairros autossuficientes

Os bairros autossuficientes são aqueles que possuem uma grande gama de estabelecimentos, como mercados, farmácias, restaurantes, padarias, consultórios médicos, escola, lojas, centros culturais e etc. Os benefícios de morar em um bairro como esse é não precisar pegar carro ou ônibus para se deslocar quando precisar de algum produto ou serviço.

2.           Infraestrutura

Toda a infraestrutura do bairro deve ser observada, como a iluminação pública, pavimentação das vias, saneamento, recolhimento do lixo e abastecimento de água. É essencial observar se os espaços públicos são bem conservados e limpos.

3.           Segurança

Este é um ponto essencial na hora de escolher o bairro ideal. Os bairros mais seguros costumam ser bem iluminados, ter movimentação na rua (em especial à noite) e rondas de policiamento. Pode ser interessante conversar com os moradores do local sobre a ocorrência de furtos e roubos no local.

4.           Acessibilidade

Outro ponto essencial para se verificar no bairro que você pretende morar é em relação à acessibilidade. Neste quesito, é preciso atentar se o local é de fácil acesso e possui transporte público disponível para diversas regiões da cidade.

5.           Rotina própria

Você e sua família certamente não vão querer passar muito tempo por dia no trânsito. Assim, na hora de comprar ou alugar um imóvel é preciso levar em consideração um bairro que facilite sua rotina, sendo próximo ou localizado estrategicamente ao seu trabalho, escola do seu filho e etc.

 

Os melhores bairros de Salvador

Agora que você já sabe como escolher um bom bairro para morar de acordo com as suas necessidades e estilo de vida, fizemos uma lista com os melhores bairros de Salvador e que possuem boas expectativas para a próxima década.

 

1.           Caminho das Árvores

Desde 2008, o bairro Caminho das Árvores, que se localiza entre o Shopping da Bahia e o Salvador Shopping, recebeu diversas melhorias, no que diz respeito às condições das vias, iluminação pública e conservação das praças e locais públicos. A localização deste bairro é excelente, além da região ser autossuficiente e oferecer diversas opções de serviços e lazer aos moradores.

A Avenida Tancredo Neves, que é a principal no bairro tem sido ocupada por diversos empreendimentos residenciais e comerciais, o que contribui grandemente para a valorização de um imóvel no local.

Este bairro, que é tido como nobre, não para de receber investimentos e está entre os melhores quando o quesito é qualidade de vida.

2.           Horto Florestal

Este bairro possui localização privilegiada por estar cercado de áreas verdes e natureza por todos os lados. Localizado em uma área de Brotas, entre o Acupe e o Candeal, o Horto Florestal se caracteriza por prédios e casarões de alto luxo.

O bairro conta ainda com excelentes vias de acessos, o que facilita a vida dos moradores do local.

3.           Ondina

Considerado um dos bairros da área nobre de Salvador, o bairro Ondina se localiza na parte sul da cidade e abriga uma praia urbana, hotéis e prédios residenciais de luxo, o zoológico, a residência oficial do governador e o campus sede da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Juntamente com a Barra, faz parte do circuito do carnaval. As vias de acesso são muitas, sendo vizinho do Rio Vermelho, Barra, São Lázaro e Jardim Apipema e é cortado pela Avenida Oceânica e Avenida Garibaldi.

4.           Vitória

A Vitória faz a ligação entre o centro antigo de Salvador e a Barra. Este é um bairro muito rico em cultura. Em menos de um quilômetro de extensão estão o Museu de Arte da Bahia, o Museu Geológico da Bahia e o Museu Carlos Costa Pinto.

A Vitória é considerada uma das regiões urbanas mais valorizadas de Salvador, tendo um dos metros quadrado mais caros da cidade. Além de prédios históricos, o bairro conta também com edifícios de luxo e as construções mais altas da Bahia.

5.           Alphaville

O Alphaville oferece aos moradores as facilidades e benefícios de viver em um bairro planejado. Com excelente infraestrutura e segurança, o Alphaville também é reconhecido por praticar a sustentabilidade.

No bairro, há diversas opções para aqueles que procuram casas, apartamentos e condomínios.

Sabendo mais sobre alguns dos melhores bairros de Salvador fica mais fácil escolher aquele que melhor atende suas necessidades. Para outras informações, se inscreva na nossa newsletter e receba mais conteúdos!

 

Sandro Vasconcellos

Diretor Comercial e Administrativo – Esfera Inteligência Imobiliária